07/11 ÀS 15:45
Depois da Margem
DOCUMENTÁRIO, 13', 2024, COR, (MG)
Rodrigo Guimarães, diretor do curta-metragem intitulado “Depois da Margem”, conviveu, por mais de uma ano, com as crianças dos bairros periféricos de Diamantina, Minas Gerais (Brasil), bem como com os catadores de material reciclável que trabalhavam no Lixão (Aterro Sanitário) nos arredores de Diamantina. Esse trabalho de imersão possibilitou registrar cenas inusitadas que são capazes de expressar, ainda que minimamente, uma parte da realidade da vida dessas pessoas. Momentos de descontração, de brincadeira, de alegria ou do trabalho duro e inóspito captados por uma câmera que almeja trazer dignidade a vida de pessoas que estão à margem da margem de uma sociedade que naturalizou os processos de exílio e exclusão.
Ficha Técnica
Direção: Rodrigo Guimarães
Roteiro: Rodrigo Guimarães
Produção Executiva: Rupestre Imagens
Direção de Produção: Rodrigo Guimarães
Assistente de Produção: Michely Santos
Som Direto: Michely Santos
Direção de Fotografia: Mardris Goguiroae
Câmera: Mardris Goguiroae
Direção de Arte: Mardris Goguiroae
Montagem: Rodrigo Guimarães
Elenco: Caroline Aparecida, Cristiane Moreira, Dena Andrelina, Douglas Batista, Hérica de Paula, Jovelina dos Santos, Maria de Jesus, Neusa Martins, Patrícia Freitas, Silvano Batista, Simone Batista, Sonia Santos, Alan Hervene, Bruno Richard, Clara Cordeiro, Isabele Maíra, Jeniver Cristina, Lucas Cordeiro, Mykon Oliveira, Patrick Eduardo, Warley Cristian, Yago Mateus, Melissa Monteiro, Lorenza Reis e Selma Maraylis
Trailer
Direção
Rodrigo Guimarães
É natural de Belo Horizonte, com formação em Psicologia (UFMG) e doutorado em Literatura Comparada pela UFMG (2008), com ênfase na área de poesia e narrativas imagéticas. Atualmente é Professor Adjunto da UFVJM e vem trabalhando com narrativas audiovisuais. Dirigiu uma série de 17 curtas-metragens sobre a cultura local e regional do Vale do Jequitinhonha, M.G., intitulados “Narradores do Vale do Jequitinhonha” (disponibilizados na Plataforma Youtube). Com o curta-metragem “Negra sim, negra sou”, filmado nos becos da periferia de Diamantina, M.G., participou de festivais nacionais e internacionais. O recém lançado curta-metragem Depois da Margem (2024) recebeu duas Nomeações (Nominee) na 5ª. Edição do Rustemberg Film Festival (África do Sul): “Melhor curta-metragem” e “Melhor diretor”. Também foi contemplado para ser exibido na Mostra Oficial dos seguintes festivais: 13ª. Edição do Cineglobe (Festival Internacional de CERN, Genebra, Suíça); 21ª. Edição do Festimaj (França); 19ª. Edição do Festival Internacional de Direitos Humanos (Albania); 22º. Edição do MonFilmFest (Itália); 21ª. Edição Feciso (Espanha) 13º Festival Contra el silencio, todas las voces (México); 6ª. Edição do Festival International du Cinéma et Environment (Marrocos); 21ª. Edição do FECISO, Castilla-la Mancha (Espanha); 4ª. Edição de Hecare Film Festival (Ontário, Canada); 12ª. Masuku film festival (Gabão); 3º. Pojichá UFMG (Brasil, MG); 3º. Fala São Chico (Brasil, SC); 1ª. Mostra de Cinema Itinerante de São Luis Magalhães, (Brasil, BA); Mabeache, Carurupu (Brasil, MA).